segunda-feira, 10 de junho de 2013

A dieta de South Beach

     Há muitos anos atrás ganhei do meu namorado(agora marido) um livro chamado A dieta de South Beach. Dei uma folheada rápida e fui logo para as refeições. Abasteci a geladeira e até tentei comer espinafre, eca! Sem chances. Desisti e continuei minha vida tentando outras formas.
Não sou obesa, mas também nunca fui magra, já tentei todas as formas (e fórmulas) de emagrecimento.  E por falar em fórmulas, acredito que nas minhas loucuras com médicos/milagreiros acabei descontrolando minha tireóide e hoje para completar sofro de hipotireoidismo. Como meu metabolismo ficou lento, meu trabalho de tentar emagrecer foi se  tornando bem mais complicado.

     Acredito que existam dietas mais e menos saudáveis, porém não adianta você fazer uma dieta perfeita e não conseguir passar da segunda-feira (dia internacional de início de dietas). Por isso você precisa tentar! Várias vezes!!! Até achar uma que funcione pra você!
    
     Para mim, até hoje, o que realmente funciona é a dieta de South Beach, uma das dietas do tipo proteínas. Não vou falar muito sobre a dieta, pois creio que você precisa ler o livro, todo, para compreender exatamente o porquê de cada coisa. O não ler o livro fez com que da primeira vez que tentei fazer a dieta não tive resultados.

     E porque funciona pra mim? Não tenho fome excessiva, tenho compulsão por comida, principalmente doces e carboidratos. Sou daquelas que compra as malditas 3 barras de chocolate das Lojas Americanas por R$ 10,99 e come uma inteira (as vezes até um pouquinho mais) numa tarde assistindo TV. Tenho muita vontade de comer doce! E salgado! E ácido! E amargo! E azedo... Resumindo, gosto de comer.

Quais são os principais motivos para eu eleger essa dieta como a ideal para quem tem a mesma dificuldade?

  1. Você já começa perdendo muito peso: Ou desinchando, como diz meu cunhado, mas não importa muito se o que saiu foi água ou gordura, a verdade é que em 15 dias você estará usando de novo aquele jeans de um número a menos que estava apertado. Isso te anima a continuar a dieta para que aí se percam os kg de fato.
  2. Você não sente fome: Coisa terrível é ver aquela pessoa com cara de morta quando faz dieta, a fome faz a comida ter um valor que ela não tem. Parece que o mundo vai acabar se você não comer. As dietas restritivas de quantidade me deixam ansiosa para comer antes mesmo que eu tenha fome.
  3. Os alimentos que podem ser ingeridos são gostosos: Carnes, castanhas, queijos magros, frios, não parecem aquela “coisa” de dieta onde você só come verduras, legumes e verde, verde, verde.
  4. E o doce, haaa..., o doce: Depois de alguns dias você simplesmente perde a compulsão, a necessidade de comer doce, é incrível.

Fatores negativos:
  1. A questão do lanche entre as refeições, quando você está na rua, é um pouco complicada. Acabo levando polenguinho light e castanhas na bolsa.
  2. Se você não se controlar pode acabar aumentando o colesterol.
  3. É difícil, mas extremamente necessário, passar para a fase 2 pois você perde tanto em tão pouco tempo na fase 1 que dá vontade que prolongá-la, o que não é nada saudável. Não faça isso!!
Obs: Já cheguei a perder de 8 a 10kg com a dieta.Estou no 8° dia e já perdi/desinchei 3 kg. Depois conto mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário